segunda-feira, 25 de abril de 2011

Estudo liga bullying a violência familiar

Uma matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, na última semana, traz um estudo realizado recentemente nos Estados Unidos e aponta uma ligação entre bullying e eventos fora das escolas. O Centro de Prevenção ao Controle de Doenças (a agência de saúde pública dos EUA), analisou dados de estudantes de escolas de Massachusetts e descobriu que os bullies (agressores) e suas vítimas reportaram já terem sofrido violência psicológica por algum membro da família ou que presenciaram atos de violência em suas casas com uma frequência muito maior do que os não envolvidos em bullying.

Além de uma lista de questões sobre suas notas, saúde, uso de drogas e violência familiar, entre outras que foram consideradas pelo levantamento, os estudantes tiveram de responder se praticavam ou eram vítimas de bullying. A pesquisa concluiu que 43,9% dos alunos do ensino fundamental foram afetados, assim como 30,5% dos que frequentavam o ensino médio. Também foi constatado que a probabilidade de ocorrer problemas de saúde mental ou o uso de bebidas alcoólicas em decorrência do bullying, foi significativamente elevada tanto para os praticantes da violência, quanto para as suas vítimas ou para os 'praticantes-vítimas'. Sim, porque quem sofre a violência pode transmiti-lo adiante, o que torna ao comportamento uma prática sem fim.

Massachusetts aprovou uma legislação contra o bullying em maio de 2010, que proíbe a ação em escolas e na Internet. Esse é um bom exemplo que podemos adotar. Temos que exigir que as escolas desenvolvam práticas para evitar o problema e para intervir se algum caso for descoberto. Os professores e os pais têm um papel muito importante na prevenção.

2 comentários:

Nova Era disse...

O Brasil está importando violência. Cada dia mais estamos dependentes de outras nações, nos baseando em seus comportamentos, sendo que, a nossa cultura é totalmente diferente. As nossas raízes pacíficas estão sendo deixadas de lado para dar passagem a esses comportamentos atípicos que insistem, alguns, que sejam adotados por nós. Solução: conscientizar os pais que FILHO É INVESTIMENTO. Pra ter um filho tem que dispôr de tempo, para acompanhar, e paciência, para instruir. A raiz do problema do bullying está nesse grande pequeno detalhe: EDUCAÇÃO DENTRO DE CASA. Um abraço pra vc, Bethlem.

Cia Atores de Mar´ disse...

Rodrigo, com todo o respeito, eu vejo só agora alguns político quererem aproveitar uma onda em relação ao bullying, é triste. Em todos os meus anos de Rio, nunca vi ninguém levantar uma bandeira, sempre achando "brincadeira". Chegou a hora de mudar este quadro, pq seres humanos merecem... enquanto houver impunidade em todas as gamas deste Brasil, principalmente no meu político, este pais não muda. O BULLYING começa em casa e sobresai na escola...
Mar´Junior - Cia Atores de Mar´