quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pelos royalties, contra a injustiça!

Hoje teremos mais um capitulo de uma luta para evitar que o Rio seja roubado. O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT – RS), vai colocar em votação, com ou sem acordo, o projeto que muda as regras de distribuição dos royalties do petróleo. Em outras palavras, vão tentar roubar o Rio novamente, tentando votar os royalties. Não podemos deixar que isso ocorra. A gente precisa se mobilizar.

Para o senhor Maia, “falta sensibilidade” dos governos dos estados do Rio e do Espírito Santo. Segundo ele, o projeto preserva a arrecadação atual e o que “os dois estados querem é garantir projeções de receita, o que não é razoável”.

Engraçado, aqui no Rio, se um vizinho vem exigir um pagamento, mesmo que não tenha extraído nada de suas terras, muito menos arcado com o ônus de se investir na infraestrutura e tecnologia e, sobretudo, com o impacto ambiental, a gente chama de roubo.

Aos que dizem que os dois estados, que são os maiores produtores de petróleo e, por sua vez, também são os que mais sofrem os impactos disso, inclusive os ambientais, não querem dividir, eu pergunto: será que Minas Gerais, por exemplo, também dividiria conosco os minérios que extrai de suas minas? Será que eles achariam isso justo?

O ex-presidente Lula, quando estava na presidência, vetou a Emenda Ibsen. Hoje, a presidente Dilma deu seu apoio também. Queria dar os meus parabéns à coragem dela em defender a legalidade e colocar publicamente o apoio ao pleito dos estados do Rio e Espírito Santo.

Eu como representante dos cariocas e fluminenses garanto que não vou deixar que isso aconteça. E vou fazer tudo para impedir. Há dois anos, a população do Estado entendeu a importância e cerca de 150 mil pessoas participaram do movimento Contra a Covardia, Em Defesa do Rio.

Vamos nos mobilizar novamente. Não é justo que os estados do Rio e do Espírito Santo tenham suas receitas divididas por causa dessa MP. Se o congresso aprovar o projeto dos royalties, só nos resta a justiça.

1 comentários:

Leonardo disse...

É UM ABSURDO O QUE QUEREM FAZER COM O RIO, MEUS PAIS SÃO SERVIDORES DO ESTADO E EU TRABALHO EM UMA MULTINACIONAL QUE SE INSTALOU NO RIO A POUCO TEMPO, GRAÇAS A O GRANDE CRESCIMENTO DO ESTADO. TODOS SOFREREMOS, PODE ATER PARECER UMA BRINCADEIRA OU EXAGERO, MAIS SE ELES QUEREM ACABAR COM O RIO É MELHOR SE PREPARAREM PARA UMA GUERRA CIVIL, SE SERA ARMADA OU NÃO, AINDA NÃO SABEMOS.