segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Combate ao crack dá vida nova à Glória

Matéria publicada no jornal O Globo de ontem mostra que a revitalização fez o preço dos imóveis subirem no bairro da Glória. Ou seja, o bairro está em alta. A região, que estava sofrendo com usuários de crack, que circulavam no Largo da Glória, na Praça Paris, e junto aos monumentos de Getúlio Vargas, Pedro Álvares Cabral e São Sebastião, agora está se renovando e atraindo mais investimentos, sedes de escritórios e mais moradores.

Não tem como não associar esse renascimento do bairro com a bem-sucedida ocupação do Morro Santo Amaro, no Catete. Em maio deste ano, quando eu ainda estava à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio, participei ativamente desse processo para a ocupação social do morro, numa iniciativa pioneira do Governo Federal através do programa “Crack, é possível vencer, junto com a Força Nacional e demais órgãos governamentais e de segurança pública. A SMAS entrou na comunidade e na região em caráter permanente. Contêineres foram instalados para atender os moradores, dando orientações, ajudando a emitir documentos, cadastrando famílias para programas sociais, entre outras ações.

Três meses depois da ocupação social do Morro Santo Amaro, a região do Catete, Glória, Largo do Machado e entorno só ganhou. Os números falam por si. Assistentes sociais, psicólogos, educadores e agentes comunitários  do município fizeram 3655 acolhimentos, sendo 3365 adultos, 59 idosos, além de 210 adolescentes e 21 crianças, ao longo desse período. Isso, sem contar os atendimentos sociais realizados na região. O combate ao crack, sem dúvida, ajudou n
esse processo de revitalização da área.

0 comentários: