sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Campanha de atualização da vacinação infantil



O Ministério da Saúde junto com as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o País lançam amanhã o início da campanha de atualização da caderneta de vacinação das crianças. Dia 18 de agosto vai ser o dia D de mobilização nacional para que as cadernetas de vacinação sejam atualizadas.

Ou seja, pais, mães e responsáveis que  tenham esquecido de alguma dose é uma ótima oportunidade para colocar em dia as vacinas atrasadas. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas.

As crianças menores de cinco anos devem ser levadas a um posto de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal atualizado. Estarão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário básico da criança. São elas: BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

A campanha começa amanhã e vai até o dia 24 de agosto. Os postos de saúde ficarão abertos a partir deste sábado, das 8h às 17h, para esclarecer dúvidas e aplicar as doses perdidas.

0 comentários: