quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Reportagem sobre crack concorre ao Emmy

A Academia Internacional de Televisão divulgou ontem, nos Estados Unidos, a lista dos programas finalistas do prêmio International Emmy Awards 2012. Fiquei emocionado ao saber que o programa sobre crianças viciadas em crack, do Profissão Repórter, da TV Globo é finalista na categoria Atualidade.

Exibido em julho do ano passado, o programa sobre a realidade de crianças viciadas em drogas em áreas urbanas do Brasil, mostrou a crise dos meninos nos primeiros dias de internação, o cotidiano de uma família que descobre o problema dentro de casa, e jovens consumindo a droga, com reportagens feitas no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. 

No Rio, Caco Barcellos e Felipe Bentivegna acompanharam uma operação de combate ao crack da Secretaria Municipal de Assistência Social. Na época em que a reportagem foi feita, havia apenas dois meses de implantação do abrigamento compulsório para crianças e adolescentes. Para quem rebate a política de abrigamento compulsório adotado pela prefeitura do Rio, a reportagem do Caco mostra o quanto é difícil combater o vício do crack. E, principalmente, triste. A crise de abstinência, o abandono de alguns jovens pela família, a necessidade de afeto dos jovens e o pedido de socorro dos pais que não sabem como lidar com o problema são chocantes e mais do que comoventes.

Na época, eu estava à frente da SMAS e pude acompanhar o quanto a equipe do programa se envolveu com a reportagem. O próprio Caco acompanhou uma operação realizada em Manguinhos, na Zona Norte da cidade, viu as dificuldades enfrentadas pelos educadores diante da crise de abstinência dos usuários de crack, mostrou o abandono e a falta de afeto desses jovens, e chegou até a ir atrás da família do menino acolhido na operação. 

Para quem não teve a oportunidade de assistir, eu recomendo. Acho muito importante que o programa seja um dos finalistas para que mais e mais pessoas vejam o drama do crack e a dificuldade de se combater o vício. E para quem não sabe, o Emmy é considerado o Oscar da televisão mundial. O Profissão Repórter vai disputar o prêmio com finalistas do Canadá, de Hong Kong e da Alemanha. O júri é formado por centenas de profissionais, de diversos países e a premiação será dia 1º de outubro, em Nova York. Estamos na torcida!

0 comentários: