quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Brasil está na 72ª posição em ranking de inclusão digital

Nosso país ocupa a 72ª posição no ranking mundial de conectividade, segundo o índice integrado de Telefonia, Internet e Celular (Itic), elaborado pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Fundação Telefônica/Vivo. O indicador compara o acesso a celular, telefone fixo, computador e internet em 156 países. O índice do Brasil é de 51,25%, e fica acima da média global que é de 49,1%. Entre as capitais brasileiras, Florianópolis lidera o ranking com 77,06%, seguida por outras capitais como Vitória, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

O município com o maior índice é São Caetano do Sul com 82,6%, seguido por Santos, ambos em São Paulo. No município do Rio, a pesquisa foi dividida por regiões administrativas. No topo da lista da inclusão digital está a Lagoa, que inclui ainda os bairros de Ipanema, Arpoador, Leblon, Gávea, São Conrado e Jardim Botânico, com uma taxa de 86,65%. Um resultado que surpreende por estar acima de países ricos como Japão e Alemanha, com 85% e 83%, respectivamente.

Se formos comparar os índices mundiais e analisarmos alguns dados como a continentalidade do nosso país, o difícil acesso a algumas regiões, entre outras coisas, não estamos tão mal nesse ranking. Mas é claro que precisamos melhorar e, principalmente, fazer com que todos do Norte ao Sul, possam ter acesso à inclusão digital. 

0 comentários: