quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A PAZ tem que continuar

O prejuízo que a pacificação do Complexo do Alemão trouxe ao tráfico foi tão grande que os bandidos estão tentando recuperar o terreno, mesmo com a presença permanente do Exército. É importante que a resposta do governo seja dura neste momento, pois não podemos deixar que os moradores sejam novamente intimidados pelos traficantes.

Nossas unidades da SMAS seguem dando continuidade à proposta de intervenção intersetorial, elaborada durante a ocupação das Forças de Paz, quando as ações de assistência social foram intensificadas nas áreas de maior vulnerabilidade, sempre com foco na proteção social básica e especial do indivíduo. A 4ª Coordenadoria de Assistência Social, responsável pelo atendimento na região do Alemão e da Penha, contabiliza atualmente 11.741 famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família e 8.593 pelos programas Cartão Família Carioca e Família Carioca em Casa. Também foram criados grupos de convivência para o fortalecimento dos vínculos familiares, e outras iniciativas voltadas à erradicação do trabalho infantil, abuso e exploração sexual.

Famílias inteiras que permaneceram amedrontadas e enclausuradas, durante anos, começaram a sair de casa e foram às ruas para ganhar cidadania. A pacificação do Complexo do Alemão é o sinal de um novo tempo no Rio de Janeiro e este episódio recente mostra o quanto a mobilização do governo e também da sociedade é imprescindível para que a política de ocupação das comunidades não perca a sua força.

0 comentários: