quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Primeiro Banco Comunitário na Cidade de Deus

Acompanhei o prefeito Eduardo Paes, na manhã desta quinta-feira, dia 15, no lançamento do primeiro Banco Comunitário carioca, inaugurado na Cidade de Deus. A partir de hoje, a comunidade já tem o seu próprio dinheiro, a moeda social CDD – nome escolhido pelos moradores.

Essa iniciativa foi desenvolvida pela Prefeitura para promover o desenvolvimento econômico local. Tem o objetivo de incentivar a produção e o consumo de produtos e serviços dentro da comunidade, e dará descontos de até 10% para quem utilizar a moeda própria.

Os bancos comunitários se diferenciam das instituições financeiras tradicionais por não visarem ao lucro nas operações, embora tenham estrutura e práticas semelhantes. Pelo novo banco, os clientes poderão ter acesso a linhas de crédito para que possam investir na produção, e também a empréstimos, para fomentar o consumo.

Os moradores estão muito animados com a novidade. Mais de cem comerciantes já aderiram à CDD, que tem o mesmo valor do Real. Além da Cidade de Deus, a ideia é levar o Banco Comunitários para o Complexo do Alemão, Mangueira e outras comunidades da Zona Oeste.

0 comentários: