segunda-feira, 4 de abril de 2011

Campo minado

Os moradores de Copacabana estão apreensivos, com medo de transitar pelas ruas devido à precariedade dos transformadores da Light que explodem bueiros no meio da rua, em plena luz do dia, e coloca a vida das pessoas em risco.

No último episódio, na sexta-feira (1º/04), em Copacabana, quando cinco pessoas ficaram feridas, a explosão do bueiro foi tão forte que a tampa de ferro foi arremessada a uma altura de 4 m, abrindo uma cratera na pista. Não podemos mais encarar isso como um acidente, essas explosões de bueiros no Rio têm se tornado um problema recorrente.

Após o acontecido, a própria Light admitiu que cerca de 420 transformadores precisam ser trocados, sendo que 130 deles estão em situação mais críticas e correm risco de explodir a qualquer momento. Isso significa que temos 130 bombas-relógios espalhadas pelo subterrâneo da cidade, principalmente nas regiões do Centro e Zona Sul.

Porque a Aneel, no seu papel de agência reguladora, não exige a substituição desses equipamentos com mais de 30 anos de uso? A população não precisa de um plano de manutenção do subterrâneo a passos lentos. O que a população precisa é de atitude, que a Light seja obrigada a reparar estes bueiros emergencialmente. A Aneel pode, inclusive, cassar a concessão da Light caso ela não conserte esses transformadores. Mas enquanto isso não acontece, por favor, vamos marcar com um X as tampas dos bueiros que correm o risco de explodir nas próximas horas, para que as pessoas não transitem por ali e não corram riscos. Um verdadeiro campo minado.

0 comentários: