sexta-feira, 3 de junho de 2011

Primeira operação da SMAS após novo Protocolo de Abordagem Social retira 69 pessoas da cracolândia do Jacarezinho

Hoje realizamos a primeira operação para retirada de moradores de rua após a instituição do novo Protocolo de Abordagem Social. A ação foi no Jacarezinho, em parceria com o apoio da Polícia Militar (3º BPM), Polícia Civil (DPCA) e Guarda Municipal. No total, foram retirados 53 adultos e 16 crianças e adolescentes. Além de pedras de crack, também foram encontrados um grande números de facas e materiais para o consumo da droga.

Os adultos foram encaminhados à 21ª DP e as crianças à DPCA. Concluído o processo de identificação, as crianças serão conduzidas para a Central de Recepção Carioca onde serão avaliadas por médicos e equipes multidisciplinares que irão diagnosticar o grau de dependência química. Aquelas que necessitarem de internação compulsória serão encaminhadas à Casa Viva, em Laranjeiras, e as demais para outros abrigos da rede municipal. Na Central de Recepção também será realizado o comunicado do acolhimento dessas crianças à Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital.

Esta é a décima ação realizada pela SMAS em parceria com as polícias e a quarta somente no Jacarezinho, em dois meses. Os dados de hoje, apontam um declínio no número de pessoas que frequentam a cracolândia, já que nas últimas operações realizadas no local o total de pessoas retiradas daquela área foi de 76 (em 25/05), e 101 (em 12/05). Desde o dia 31 de março, 760 pessoas foram retiradas das ruas - 591 adultos e 169 crianças e adolescentes.

0 comentários: