terça-feira, 28 de junho de 2011

SMAS retira 58 pessoas da cracolândia de Manguinhos

CLIQUE NAS IMAGENS para acessar o álbum de fotos da operação. Fotos: AF Rodrigues.

Realizamos mais uma operação na manhã de hoje, dia 28, desta vez, na cracolândia de Manguinhos, comunidade da Zona Norte, marcada pela violência. Com o apoio do 22º BPM, DPCA e Guarda Municipal, foram retiradas 58 pessoas (48 adultos e 10 crianças e adolescentes). Entre os adultos estavam duas mulheres grávidas. Os usuários acolhidos foram conduzidos para as unidades da rede socioassistencial da Prefeitura. As crianças passaram por uma avaliação sobre a necessidade de abrigamento compulsório. Para os adultos que manifestarem vontade de seguir para tratamento, a SMAS disponibilizará 28 vagas divididas em duas instituições parceiras, Retiro do Maranathá, em Engenho de Dentro, e Emaús, em Cordovil. Em relação às grávidas, os bebês correm risco de vida e neste caso, se elas não aceitarem o tratamento em saúde, teremos que recorrer à Justiça para solicitar o abrigamento compulsório, como aconteceu com outra gestante há algumas semanas no Jacarezinho.

Durante a operação, a polícia encontrou grande quantidade de drogas, material para o consumo de crack, facas, canivetes, tesouras e documentos roubados. A operação em Manguinhos foi resultado de um trabalho minucioso do 22º BPM, que investigou e mapeou os principais pontos de consumo de drogas na comunidade. A ação teve início às 5h e envolveu um efetivo duas vezes maior do que normalmente é utilizado. No total, foram 133 profissionais. Estas operações serão constantes, sempre com a parceria das polícias Civil e Militar. A existência de cracolândias na cidade do Rio não será encarada como algo normal pela Prefeitura.

Desde o dia 31 de março, esta foi a 16ª operação realizada em parceria com as polícias, e a 7ª após a adoção do novo Protocolo de Abordagem Social. Com o novo modelo, 49 jovens foram retirados das ruas. No total, 70 crianças e adolescentes permanecem em sistema de abrigamento compulsório.

0 comentários: