sexta-feira, 2 de setembro de 2011

SMAS amplia programa Família Acolhedora

Participei na manhã de hoje, dia 02, do Bom Dia Rio, ao vivo, para falar sobre o cadastramento de novas famílias interessadas em participar do programa Família Acolhedora. É uma iniciativa da SMAS para atender crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos e 11 meses, em situação de vulnerabilidade e risco social. Ou seja, as famílias acolhem em suas casas, por um período de tempo determinado, meninos ou meninas órfãos, vítimas de algum tipo de violência doméstica, ou que já receberam alta no tratamento contra a dependência química.

Casais, mulheres e homens solteiros podem ser acolhedores. Todos os participantes passam por um processo de seleção com entrevista e visita domiciliar, além de uma capacitação específica. As famílias aprovadas em todas as etapas recebem bolsas auxílio mensais, que variam de acordo com as necessidades ou idades dos menores acolhidos. Durante o período do acolhimento, uma equipe formada por psicólogos e assistentes sociais acompanha a família de origem para que ela possa receber a criança de volta.

Para se tornar acolhedor é preciso ter entre 24 e 65 anos e disponibilidade de tempo e afeto; morar no município do Rio de Janeiro; saber zelar pela saúde da criança e adolescente; e garantir a freqüência escolar do acolhido. Além disso, o interessado não pode ter problemas psiquiátricos, nem estar respondendo a inquérito policial ou envolvido em processo judicial.

Mais informações pelo telefone: 2976-1526, das 9h às 18h.

0 comentários: