terça-feira, 20 de setembro de 2011

"O Caminho das Pedras"

Artes e imagens: Reprodução Revista Rolling Stone, nº 60 . set 2011 . Capas e págs. 67/69 (matéria O Caminho das Pedras)

A edição de setembro da revista Rolling Stones Brasil traz uma matéria sobre a epidemia do crack no Brasil com uma dura crítica à política antidrogas do Governo Federal. Eles também falam da iniciativa do abrigamento compulsório adotada pelo Rio de Janeiro, como uma alternativa para recuperar o direito de viver dessas crianças e adolescentes que estão jogados pelas cracolândias.

O texto diz que, assim como a onda de corrupção que assola o país, o crack também é uma “pedra no sapato” do Governo Federal. Porém o problema não é de hoje, já que o primeiro registro oficial de uso da droga no Brasil foi em 1989, época em que começou o governo de Collor, mas que depois se instalou no período de FHC e se consolidou nos anos Lula.

No caso do Rio de Janeiro, a revista aponta os números de adultos, adolescentes e crianças acolhidos nas operações e destaca que, segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o abrigamento compulsório não contraria o Estatuto da Criança e do Adolescente, já que a medida está prevista no artigo 98 da Constituição.

...“O crack é uma droga diferente das outras. Impacta não somente a saúde, mas a capacidade de discernimento. Em se tratando de crianças e adolescentes, o estrago é muito maior”, argumenta Bethlem, para o qual na ausência da família , é obrigação do poder público cuidar desses indivíduos. Esse método é 100% efetivo? Tenho certeza de que não. Mas sem o acolhimento compulsório é certeza do fracasso”... (trecho da matéria O Caminho das Pedras – Revista Rolling Stones / Setembro 2011).

0 comentários: