quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O combate à dengue precisa da participação de todos

O prefeito Eduardo Paes anunciou um Plano de Combate à Dengue para o Verão 2012 e decretou Estado de Alerta diante do risco de epidemia na próxima temporada. Com isso, foram criadas regras mais rígidas para quem dificultar o trabalho das equipes. A recusa da visita do agente de Vigilância em Saúde passa a ser considerada crime de desobediência e está sujeita à infração sanitária.

Pela primeira vez, o Rio de Janeiro terá um verão com número de agentes acima do que foi determinado pelo Ministério da Saúde. Serão 3.605 profissionais que irão triplicar o número de visitas de inspeção, com o objetivo de alcançar a meta de 7 milhões de vistorias em 2012. O Centro de Operações Rio vai funcionar como uma espécie de Quartel General de combate à doença, 40 novos carros fumacê foram adquiridos, possibilitando a cobertura de toda a cidade, além de novos equipamentos portáteis para as áreas de difícil acesso.

Enfim, a Prefeitura do Rio está mobilizada para evitar novas vítimas da doença, porém esta ação de combate à dengue também é uma responsabilidade da comunidade. Nenhum trabalho do poder público será suficiente se a população não fizer a sua parte, para impedir a multiplicação do mosquito. Já está comprovado que 82% dos criadouros do 'Aedes aegypti' estão dentro de imóveis e dois terços das pessoas que tiveram dengue tinham foco em suas próprias casas.

Como disse o prefeito, 'não dá para esperarmos anunciar gente morrendo para cuidarmos da calha do telhado ou tapar a caixa d’água'. A Prefeitura vai cumprir a sua parte, mas também é preciso que as pessoas cumpram a parte delas.

1 comentários:

Lima disse...

A iniciativa de fazer um plano de ação antes mesmo que aconteça a epidemia é bastante significativa. Acredito,também, que a Prefeitura possa incluir servidores de outras secretarias para reforçar o trabalho de campo e, com isso, aumentar a área de atuação, fazendo um trabalho detalhado e minucioso. Os servidores temos que ser voluntários!
Agente Lima - CCU/ GAE