quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Retrato da nova família brasileira

O IBGE apresentou ontem uma radiografia completa da nova realidade da família brasileira. A boa surpresa é que, entre 2000 e 2010, mais que dobrou o número de pais divorciados que não abrem mão de compartilhar a criação, como também acompanhar a formação educacional dos filhos.

Contudo, a pesquisa mostra um certo desconforto para nós: a região Sudeste fica em último lugar nos dados da guarda compartilhada, com apenas 4,9%. Até o momento, o campeonato do compartilhamento da responsabilidade na criação dos filhos vem sendo ganho pelo Norte e o Nordeste, respectivamente com 8,6% e 8,1%.

Precisamos trabalhar para reverter esse quadro incômodo de lanterna. No trabalho de acolhimento a menores para tratamento em abrigos da Prefeitura do Rio, objetivando tratamento e reinserção social, que fazemos atestam que os jovens longe do convívio familiar e da carência afetiva são levados em direção ao consumo de drogas e à degradação social. Participação, presença, apoio, amor e afetividade são indispensáveis à formação da personalidade das pessoas. O futuro do país está na boa formação moral e psicológica de nossa crianças.

0 comentários: