terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Um ano de incentivo!

Estamos completando um ano do lançamento do Cartão Família Carioca, iniciativa da Prefeitura que beneficia diretamente 421 mil pessoas de 97.9 famílias mais pobres do Rio. Mais do que uma transferência de renda, o programa também é um incentivo aos 108 mil estudantes da rede municipal de educação.

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, divulgada nesta semana, apontou uma melhora nas notas dos alunos beneficiados em relação aos não contemplados, e um aumento na participação dos pais na vida escolar dos filhos. Tudo isso porque o Cartão Família Carioca demanda frequência escolar de 90%, avalia os alunos a cada dois meses e oferece um prêmio extra aos que têm boas notas em português, matemática e ciências, e aos que melhoram suas médias. E também obriga os pais a irem à escola uma vez a cada dois meses.

O programa é um complemento de renda para pessoas que estão na linha de pobreza extrema e que já recebem o Bolsa Família. A ideia do prefeito Eduardo Paes era exatamente a de poder auxiliar financeiramente essas pessoas, mas também dar um estímulo maior aos alunos da rede municipal.

Um ano depois comemoramos o balanço positivo e as famílias colhem os resultados. Para se inscrever no Família Carioca, as pessoas devem possuir o Número de Inscrição Social (NIS) da Prefeitura e procurar um dos 48 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município.

0 comentários: