terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Cada lixo em sem lugar!

O novo presidente da Comlurb, o economista Carlos Vinícius de Sá Roriz, anunciou que pretende levar a coleta seletiva a todos os bairros 160 da cidade. Atualmente, apenas 42 fazem. É um grande desafio, mas que precisa ser encarado e vencido. O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Na maior parte dos municípios brasileiros, o lixo é simplesmente jogado no solo, sem qualquer cuidado, formando lixões, altamente prejudiciais à saúde pública. 

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para todos, é fundamental para o desenvolvimento sustentável do planeta. Uma sociedade consciente e bem educada não gera  lixo e sim materiais para reciclar. Essa prática, além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, representa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios.  

As consequências de se jogar o lixo, inadequadamente, no meio ambiente são a proliferação de vetores de doenças, a contaminação de lençõis subterrâneos e do solo pelo chorume e a poluição do ar, causada pela fumação proveniente da queima espontânea do lixo exposto. 

A coleta seletiva de lixo não é a solução final, mas é uma das possibilidades da redução do problema. 

Vale ressaltar que a coleta seletiva tanto pode ser realizada por uma pessoa sozinha, que esteja preocupada com o montante  de lixo que gerando, quanto por um grupo de pessoas (empresas, condomínios, escolas, cidades, etc.).

Então, não espere mais. Comece a praticá-la, agora mesmo, na sua casa e sugira aos seus vizinhos que sigam o exemplo.

0 comentários: