segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A tecnologia a serviço dos cariocas

O Centro de Operações Rio (COR), inaugurado pelo prefeito Eduardo Paes, há dois anos, é um dos mais completos sistemas de monitoramento de metrópoles do mundo.

Com 560 câmeras instaladas em diferentes pontos da capital fluminense e 400 técnicos, que ficam de olho num telão de 80 metros quadrados, o COR faz o monitoramento permanente da cidade.

Tudo é feito por meio de computadores interligados que operam 24 horas por dia. Através do sistema, é possível observar desde coisas simples, como o trânsito nas principais vias, à situações de emergência.

O principal objetivo é integrar todas as etapas do gerenciamento de crise, desde a antecipação, reparação e redução, até a resposta imediata à ocorrências, como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito. Em caso de alguma ocorrência, é possível acionar os órgãos competentes rapidamente.

Num mundo cada vez mais conectado é imprescindível que a tecnologia seja usada em benefício da população. Por isso que temos tanto orgulho do COR. A ideia é ampliar cada vez mais o número de câmeras pela cidade, para oferecer um serviço ainda melhor aos cariocas.

0 comentários: