segunda-feira, 22 de julho de 2013

Bem-vindos!

O Papa Francisco desembarca hoje no Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O primeiro papa latinoamericano e jesuíta da história chega para presidir o evento, que deve contar com a participação de mais de 1,5 milhão de pessoas. É a primeira viagem do Papa ao exterior desde que assumiu o pontificado, em março.

O megaevento não é importante apenas para os católicos, mas traz um impacto muito positivo no setor turístico, atraindo turistas de todas as partes do mundo para a nossa cidade e, é claro, mais investimentos.

A JMJ é uma fonte de geração de empregos e movimentação econômica. Para se ter uma ideia, a última JMJ, realizada na Espanha, rendeu aos cofres  de Madri aproximadamente 354 milhões de euros, algo superior a 1  bilhão de reais, e custou 100 milhões para o governo espanhol, que teve um saldo de 254 milhões de Euros.

Ao sediar megaeventos como esse, o País também aumenta a visibilidade. Em 2012, o Brasil cresceu 20% na realização de eventos internacionais e pulou para a sétima posição entre os países que mais realizam eventos. No ano passado, entraram mais de R$ 13 bilhões no país com a visita de turistas estrangeiros.

Esse número vem crescendo a cada ano. E, certamente, vai aumentar ainda mais no ano que vem com a Copa do Mundo. 

Então, apesar de o Estado ser laico, do ponto de vista econômico, político e social a  JMJ é muito importante para o Brasil. Por isso, seja bem-vindo Papa Francisco e todos os peregrinos!

0 comentários: