segunda-feira, 1 de julho de 2013

Uma reforma política proposta pela maioria

Desde a Campanha das Diretas, há aproximadamente 30 anos, não se via um movimento de massa nas dimensões do que assistimos no País nas últimas semanas.

Foi bonito ver as manifestações populares que lotaram as ruas. Exceto, obviamente, alguns atos isolados de vandalismo, que não tiveram ligação com a maioria dos protestos.

Sem dúvida, as manifestações surtiram efeito. Tanto influenciando algumas votações importantes no Congresso Nacional, quanto abrindo a possibilidade da realização de um plebiscito para questionar a população sobre reforma política, como foi sugerido pela Presidente Dilma Rousseff. 

Mas reforma política que tira o direito do povo votar no candidato, para votar em partido, certamente não é a vontade da maioria que protesta, como propõe o tal do voto em lista, uma das mudanças que podem acontecer. Para uma maior – e melhor - representação popular, defendo que entrem os mais votados, independente do partido. 

Melhorar o atual sistema eleitoral e político brasileiro é uma proposta que todos queremos. Mas é preciso que haja uma ampla discussão sobre o tema.

0 comentários: