quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Desculpas não colam!

Das 8.487 pessoas que foram multadas no Programa Lixo Zero, 229 tentaram recorrer da multa.

“Não joguei, caiu da minha mão” ou Joguei no chão porque não vi nenhuma lixeira próxima”, são algumas das desculpas esfarrapadas apresentadas por alguns para fugirem da taxa, como publicou a reportagem do jornal Extra de hoje.

O programa, que tem o objetivo de conscientizar a população a não jogar lixo na cidade, ganhou apoio até de quem foi multado, apesar de alguns ainda terem a cara de pau de inventar desculpas.

E já reduziu em 46% o volume de lixo jogado no chão. Ainda está cedo para fazer cálculos. Mas a relação é inversamente proporcional: quanto menos lixo jogado no chão, mais economia para a prefeitura. No ano passado, foram gastos cerca de R$ 600 milhões com a limpeza das calçadas e lixo das praias. Segundo cálculos da Comlurb, reduzindo em apenas 15% do volume de lixo despejado no lugar errado, o dinheiro economizado daria para construir 30 Clínicas da Família, 22 Espaços de Desenvolvimento Infantil e 1.184 casas populares. 

Quem “não viu que o papel caiu de sua mão” deveria pensar na creche que poderia ser construída com o dinheiro gasto com o péssimo hábito. 

Desculpas não colam. Lugar de lixo é no lixo!

0 comentários: