quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Polícia para quem precisa

Consequência dos protestos Black blocs: além do vandalismo, o desvio de policiais para as manifestações deixou áreas livres para o crime. Segundo a Polícia Militar, o deslocamento de policiais para os protestos contribuiu para o aumento do número de ocorrências criminais no Estado do Rio.

Indicadores de criminalidade divulgados ontem pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) apontam que, em agosto, o número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) teve aumento de 19% no município do Rio, e 38% no estado, comparados ao mesmo período do ano passado. Os roubos a estabelecimentos comerciais aumentaram 44,54%; a residências, 26%; de veículos, 44,31%; a transeuntes, 32,46%; e em coletivos, 82,31%. 

Desde junho, o Centro e a Zona Sul da cidade têm sido palco de protestos que, em sua maioria, terminam em confrontos com policiais e depredações de estabelecimentos comerciais e prédios públicos, por integrantes dos chamados Black Blocs. Enquanto os policiais são deslocados de suas áreas para conter baderneiros e vândalos, moradores de outras áreas, que pagam impostos e têm direito à segurança pública, ficam sem o serviço e completamente descobertos. 

Em outras palavras, essas manifestações com depredações no final por parte desses baderneiros, não só deram prejuízo ao patrimônio público e privado, como também serviram para atrapalhar o serviço de segurança pública. 

A segurança pública é um dever do Estado e é um direito de todos.

0 comentários: