segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ações que salvam vidas

Nesta segunda-feira, equipes da SMAS realizaram uma grande operação para o acolhimento de usuários de crack em Madureira, em parceria com a Polícia Militar e o Conselho Tutelar. Das 83 pessoas retiradas das ruas, uma pessoa com problemas com a justiça foi identificada e detida, 14 retornaram para suas residências e 68 foram acolhidas pela SMAS. Na última sexta-feira (29/04), a secretaria também realizou uma operação na Lapa e foram acolhidas 66 pessoas. Duas menores foram pegas com 21 pedras de crack e encaminhadas para o cumprimento de medidas socioeducativas por tráfico de drogas.

A questão do crack entrou de forma muito rápida na população de rua, principalmente nos últimos cinco anos. É uma situação muito triste, trágica e de abandono. E o grande desafio da Assistência Social é fazer com que essas pessoas que estão nas ruas entendam que o melhor para elas é estarem em um abrigo onde serão acolhidos e receberão tratamento adequado. Aqueles que aceitam o abrigamento são avaliados por equipes de assistentes sociais e psicólogos que atuam em nossas unidades e realizam um trabalho de convencimento para que os usuários iniciem tratamento na rede de saúde municipal.

O crack é um problema muito sério e estamos buscando novas alternativas para resolver esse problema e uma delas é a criação de novos centros especializados em atender moradores de rua que sejam usuários de drogas. Também vamos seguir com as ações de acolhimento, sempre com o apoio de nossos parceiros, para que essas pessoas sejam retiradas das ruas e recebam um tratamento eficaz.

1 comentários:

Viva bem! disse...

Porque o projeto atelie cidadao acabou,um projeto tão eficaz no tratamento dessas pessoas em situação de rua?