terça-feira, 24 de maio de 2011

Casa Viva terá foco na reinserção social e familiar

Hoje inauguramos a Casa Viva, em Laranjeiras. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a SMAS vai oferecer 25 novas vagas para o acolhimento e atendimento de crianças e adolescentes que tenham envolvimento com drogas. O critério de seleção será o de usuários da rede de proteção da secretaria que estejam mais comprometidos com o vício. Além do acolhimento e tratamento, nosso trabalho também será focado na reinsercão dessas pessoas à comunidade e às suas famílias. Nosso objetivo é fazer com que os jovens retornem a seus lares de origem, ou até mesmo para algum de nossos abrigos, mas que estejam plenamente recuperados, livres da dependência química e prontos para fazer a vida seguir em frente.

A Casa Viva é um projeto piloto e nossa meta é inaugurar outras quatro unidades semelhantes até o final de 2011. Acreditamos que a experiência do programa venha ser referência positiva, possibilitando, assim, sua extensão por novas unidades com esse perfil no tratamento e na recuperação de jovens usuários de drogas. A iniciativa é uma resposta concreta que nós autoridades podemos encontrar soluções de combate ao um dos principais flagelos da sociedade contemporânea: o uso das drogas. Queremos dar a nossos jovens uma nova chance de vida saudável, com oportunidades e reintegrados a convivência relacional.

A Secretaria de Assistência Social está apostando num novo tipo de atendimento aos cidadãos, voltado à atenção integral e não somente ao acolhimento em abrigos. Estamos buscando reintegrar essas pessoas à sociedade e à família, com a inserção no mercado de trabalho e em programas sociais, priorizando as ações para melhoria da qualidade de vida; desenvolvimento do capital humano; erradicação da pobreza extrema, redução da pobreza e da desigualdade social.


2 comentários:

lilian disse...

Parabéns Rodrigo, pelo belo trabalho que vem fazendo a frente da SMAS. Um abraço.

Anônimo disse...

Excelente Bethlem! o Poder Publico não pode fraquejar nem esmorecer frente a essa infeliz realidade do dependente quimico, Parabens amigo!