quarta-feira, 18 de maio de 2011

O apoio da polícia é fundamental

Uma realidade que não podemos deixar de observar, e que nos mantém cada vez mais em alerta, recebeu destaque hoje na coluna do Ancelmo Gois (O Globo). Nesses últimos meses de operações da SMAS, das 7.341 pessoas retiradas das ruas pela secretaria, 83 tinham mandados de prisão. Entre a população que vive pelas ruas do Rio em situação de vulnerabilidade social, estão infiltrados alguns marginais como traficantes e até estupradores. Eles se escondem no meio dessas pessoas e por isso é tão importante o apoio das polícias civil e militar em nossas operações.

Na rua vivem pessoas que se encontram na pior situação social possível. É a miséria da vida, é a situação de vulnerabilidade e no meio disso tudo temos exploração sexual, uso de drogas e outros delitos. E por conta da presença desses marginais é que a polícia se faz necessária porque, além do apoio logístico e da própria segurança dos profissionais envolvidos nas operações, é preciso identificar os criminosos, mapear os pontos de prostituição, de consumo e tráfico de drogas e se existem outras situações que apresentam risco à vida, espalhadas pelas ruas da cidade. E essa proteção ao cidadão a gente chama de segurança pública, mas que não pode ser tratada apenas como uma medida de vigilância ou de repressão, mas como um sistema integrado e que envolva ações de prevenção, coação, justiça, defesa dos direitos, saúde e social.

1 comentários:

Viva bem! disse...

É UMA PENA QUE ESSAS PESSOAS QUE SÃO RETIRADAS(O CERTO SERIA DIZER ACOLHIDAS) DAS RUAS,SÃO LEVADAS PARA ABRIGOS SEM A MENOR ESTRUTURA E ACABAM INDO NOVAMENTE PARA AS RUAS