terça-feira, 25 de outubro de 2011

"Nem em 2030"

O governador do Rio, Sérgio Cabral, segue firme na mobilização de todo o estado pela questão da divisão dos royalties do petróleo. Cabral faz questão, ele próprio, de liderar uma passeata marcada para o próximo dia 10 de novembro, para reivindicar maior participação dos estados produtores.

De acordo com o governador, já foi apresentado à presidenta Dilma o baque nas finanças públicas do Rio, caso a proposta aprovada pelo Senado seja sancionada por ela. Cabral observou ainda que o relator do projeto da nova divisão dos royalties no Senado, Vital do Rego, errou nas contas ao prever que o Rio chegará em 2015 com produção de quase seis milhões de barris/ dia. O governador disse à Dilma que essa meta não será atingida e ela, então especialista no assunto, observou que isso não será possível "nem em 2030".

Enfim, o cenário é dramático e a divisão proposta pelo Senado inviabiliza o Rio. Logo, quando um estado está sendo prejudicado ao extremo, como é o caso do Rio de Janeiro, esperamos que a presidenta aja de forma contundente, pois é dela a grande responsabilidade de manter o equilíbrio da federação.

0 comentários: