segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Que venham mais medalhas

Logo no início dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, nesse final de semana, o Brasil já chegou a 13 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e três de bronze. Somente neste domingo, no segundo dia de competições no México, a delegação brasileira subiu seis vezes ao pódio. Com essa performance, o Brasil já ocupa o segundo lugar no quadro geral.

A competição deste ano no México, reúne alguns dos melhores atletas das Américas. São cerca de 6 mil esportistas de 42 países disputando vagas na Olimpíada de Londres 2012, em 15 das 26 modalidades.

Nossa delegação é a terceira maior e tem 518 atletas, todos com o firme objetivo de obter o melhor resultado na história do Pan. Em 2007, no Rio, os esportistas brasileiros conseguiram 52 medalhas de ouro, 40 de prata e 65 de bronze, somando 22 pódios a mais que Cuba, tradicionalmente a segunda colocada no quadro geral, desde o Pan de Cali, em 1971.

Guadalajara fica a 1,5 mil metros acima do nível do mar e desde a década de 80 é conhecida como um dos principais cartéis mundiais de traficantes de drogas. Porém, nada atrapalhou a escolha da capital para sediar o evento. Foi necessária uma verdadeira operação de guerra, com investimentos de R$ 1,3 bilhões em infraestrutura e segurança e a expectativa dos organizadores é de que a cidade receba a visita de 800 mil turistas por conta dos Jogos. Sem dúvidas, o Pan Americano é uma oportunidade maravilhosa de divulgar e promover a cultura mexicana para as Américas e quem sabe para o mundo.

0 comentários: