sexta-feira, 30 de março de 2012

Natação que salva vidas

Olhando assim, parece até um clube esportivo que recebe seus associados, diariamente, para a prática de esportes. E na piscina temos o esporte mais completo de todos, a natação, que trabalha diversos grupamentos musculares, aumenta a resistência cardio-respiratória, ajuda a recuperar lesões e a reduzir a gordura corporal, além de aliviar as tensões do dia-a-dia.

Se a natação pode trazer tantos benefícios, melhorando a saúde e a qualidade de vida de pessoas em condições físicas normais, imagine para quem vivia pelas ruas e raramente teve acesso a um serviço de saúde?


Esse grupo ao lado, é formado por ex-moradores de rua, abrigados na Unidade Municipal de Reinserção Social Rio Acolhedor, que tem uma piscina semi-olímpica própria. As aulas de natação acontecem às segundas, terças, quintas, sextas e sábados, sempre das 7h às 12h. Os usuários também praticam outras atividades como futebol de campo e de salão, handebol, volei, ginástica para idosos, além de frequentarem aulas de alfabetização e informática, cursos qualificação profissional e grupos de apoio à dependentes químicos.

A SMAS não quer apenas retirar essas pessoas das ruas, mas cuidar desses cidadãos para que tenham uma vida mais digna, seja na infância, na juventude ou até mesmo na velhice.


Abrigo não é depósito de gente, abrigo é um local de acolhimento, tratamento e reinserção. Pode até ser uma unidade de acolhida provisória, mas o importante é fazer com que o cidadão que está ali queira permanecer por algum tempo, até conseguir resgatar sua cidadania e retomar a sua vida.

Confira aqui a estrutura que a Prefeitura oferece e o trabalho que realizamos na UMRS Rio Acolhedor, em Paciência.

1 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar a Secretaria Municipal de Assistencia Social pelo belissimo trabalho que realizam por essa população carente e necessitada da nossa cidade, chega de ficar vendo os problemas e simplesmente ignora-los como muitos ja fizeram, temos que reconher que muito ainda há para ser feito mas o primeiro passo está sendo dado e ficamos felizes por ver que temos equipamentos desse porte em nossa Cidade.