quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mais uma vitória importante contra o crack

Duas propostas minhas foram acatadas pelo relator na Comissão Especial do Sistema Nacional de Políticas Sobre Drogas, da qual faço parte. O meu Projeto de Lei que prevê um aumento da pena real para o traficante de crack e a internação compulsória de crianças e adolescentes usuárias de crack e outras drogas.

Essas duas propostas foram aprovadas no relatório da comissão, que muda a política nacional das drogas. São duas vitórias muito importantes nessa longa e difícil batalha contra a epidemia do crack.

A primeira é cortar o mal pela raiz, fazendo com que quem comercializa o cloridrato de cocaína de pedra, popularmente conhecido como crack, tenha penas ainda maiores do que as já estipuladas.

A segunda, e importantíssima, é levar a experiência inovadora que comecei no Rio, quando estava à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e implantei o abrigamento compulsório para crianças e adolescentes usuárias de crack e outras drogas, para todo o Brasil.

A internação compulsória para crianças e adolescentes usuárias de crack e outras drogas colocou o Rio na vanguarda como referência no tratamento nacional contra essa droga. Desde maio de 2011 já foram realizadas mais de 100 operações conjuntas com os órgãos de segurança e a SMAS e foram acolhidas mais de 6 mil pessoas.

É uma medida para salvar vidas em situação de vulnerabilidade social, resgatar crianças e adolescentes que não estão livres nas cracolândias, mas presos ao vício que acaba com a liberdade de viver.

0 comentários: