quinta-feira, 21 de março de 2013

Racismo é crime!

Hoje é o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 1969, e foi escolhida em memória ao episódio conhecido como Massacre de Shaperville, ocorrido em 1960, durante uma manifestação contra o apartheid (regime de segregação racial implantado na África do Sul), que reuniu mais de 20 mil sul-africanos. 

O protesto era contra a Lei do Passe, que obrigava os negros a andarem com uma carteirinha que dizia onde podiam ir, e constava a cor, etnia, profissão e situação na Receita Federal. Durante a manifestação, o exército atirou contra a multidão, culminando no extermínio de 69 pessoas, entre mulheres e crianças, e deixando outras 186 feridas.

A comemoração do Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial é um convite a uma reflexão mais aprofundada contra a discriminação, o combate ao racismo, à injúria racial, xenofobia e demais formas de intolerância. É difícil entender como em um país tão miscigenado quanto o nosso ainda existam pessoas que praticam atos de violência contra pessoas só porque tem a cor da pele diferente. Mas, infelizmente, crimes dessa natureza ainda ocorrem. 

Por isso é importante que estejamos sempre atentos. Este ano, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), que é um marco na institucionalização das políticas de promoção da igualdade racial, está comemorando dez anos de existência. Na prefeitura do Rio, há a Coordenadoria Especial de Promoção da Política de Igualdade Racial, e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro, ambos ligados à Secretaria Municipal de Governo. 

Assim como é imprescindível ter órgãos que auxiliem no desenvolvimento de uma política de combate ao racismo, em todas as suas formas de manifestação, também é de igual importância que as pessoas denunciem qualquer tipo de preconceito racial.

Racismo é crime! E precisa ser denunciado.

0 comentários: