sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Internação compulsória para adultos já!

Com a ocupação das comunidades de Manguinhos e Jacarezinho no domingo, o crack veio à tona para uma parcela da população que ainda não tinha conhecimento de como essa droga já se tornou uma epidemia. As operações de combate ao crack, que começaram em março do ano passado, quando eu ainda era secretário da SMAS, ocuparam os veículos de comunicação.

Imagens das operações realizadas ao longo da semana em Manguinhos e Jacarezinho, assim como em Parque União e Madureira, alguns dos pontos para onde os usuários migraram, mostram que o assunto, como eu sempre alertei, necessita de medidas corajosas.


Estamos no meio de uma epidemia de crack no Brasil. E não há outra saída para enfrentá-la que não seja criar uma retaguarda para fazer a internação compulsória, não só de crianças e adolescentes mas, principalmente, de adultos. Bandeira que eu sempre levantei.


Hoje, o Jornal O Dia mostra uma matéria na qual o prefeito Eduardo Paes diz que é a favor da internação compulsória de usuários de crack também para adultos. É preciso quebrar o mito da internação compulsória para adultos. Em vários casos é a única forma de salvar vidas. Não há outra saída para enfrentar o crack. Não podemos deixar que essas pessoas migrem de cracolândia para cracolândia.


As equipes de educadores e assistentes sociais da SMAS nas ações de abordagem cumprem as suas funções. Mas é muito difícil sem a internação compulsória, convencer o usuário de crack a não voltar para a rua, mesmo com várias ofertas de atividades nas unidades de reinserção social. Muitos permanecem, mas o vício tem um poder de dependência avassalador.


O crack é infinitamente maior do que a cocaína para gerar dependência, a fumaça chega ao cérebro com velocidade e potência extremas. Os usuários tornam-se alvos de doenças pulmonares, circulatórias, ficam desnutridos, têm lesões no cérebro, dificuldade de ereção, além da degeneração de ossos e músculos, entre outras.


Por isso fico muito feliz quando o prefeito defende a internação compulsória para adultos. Como todos sabem, já existe para crianças e adolescentes desde maio do ano passado. É claro que ainda temos muito a aprimorar, mas considero inconcebível permitirmos que adolescentes e crianças permaneçam em cracolândias.


Enquanto os filósofos de sofá defendem a liberdade de ir e vir, brasileiros que não sabem quem é Rousseau, nunca ouviram falar em Sartre ou Descartes, acabam com suas vidas no crack. Para eles, a liberdade de ir e vir, que tanto acham tão importante, está se transformando numa sentença de morte. Por isso que o prefeito Eduardo Paes tem o meu apoio total ao defender a internação compulsória para adultos. Precisamos dar a essas pessoas a liberdade para viver!

0 comentários: