terça-feira, 2 de outubro de 2012

Mais cuidados para os idosos

Olhem que notícia boa: os idosos do Rio vão ganhar um hospital exclusivo para tratamento e cirurgias ortopédicas. A partir do dia 22, o Centro Estadual de Referência do Trauma do Idoso funcionará no Hospital São Francisco, na Tijuca, que além de ganhar um reforço na equipe, reformou o centro cirúrgico, criou 20 leitos de enfermaria e cinco de CTI.

A meta é diminuir o tempo de internação e o período de espera dos idosos por uma cirurgia. Segundo o SUS, a taxa de internação por queda em pacientes acima de 60 anos saltou de 19,27% em 2008, para 24,79% em 2010.

A informação foi dada ontem, quando foi comemorado o Dia Nacional do Idoso, pelo governador Sérgio Cabral, durante a inauguração do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento. O Centro, que fica na Gávea, reúne profissionais de saúde e realiza pesquisas na área do envelhecimento. Desde abril, já ofereceu 1.500 consultas a idosos da Rocinha e de Copacabana.

É isso aí. Estamos nos preparando para o futuro. Hoje, os idosos representam 13% da população no Estado. Segundo um relatório divulgado ontem pela ONU, nos próximos dez anos, o número de pessoas com mais de 60 anos no mundo vai aumentar em quase 200 milhões, superando a marca de 1 bilhão de pessoas. Ao mesmo tempo em que comemoramos o aumento da expectativa de vida, precisamos nos preparar para o envelhecimento da população.

0 comentários: