segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Vencer preconceitos para salvar vidas

Incansáveis e determinadas as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) deram, mais uma vez, neste fim de semana uma demonstração de determinação em seu propósito maior: vencer preconceitos e salvar vidas de pessoas, cuja perspectiva de futuro ou direito a uma oportunidade de viver com dignidade é nenhuma. A degradação e a submissão ao flagelo pelo crack tiram dessas pessoas qualquer chance sem a mão estendida e acolhedora de servidores determinados nessa luta desigual, alimentada pelo terrível e mortal vício.

As equipes formadas por psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais, servidores da Prefeitura do Rio, acolheram durante a operação de abrigamento 167 usuários da droga (dos quais18 menores de idade) na ocupação das comunidades do Complexo de Minguinhos e do Jacarezinho, na Zona Norte, por forças de segurança parta implantação de Unidades de Polícia Pacificadoras (UPP's). Os acolhidos, após identificação, são encaminhados as unidades de abrigamento da Rede de Proteção Especial do município: os adultos vão para a Unidade de Reinserção Social do Rio Acolhedor, em Paciência, enquanto os adolescentes permanecem na Central de Recepção Carioca, no Centro. Nesses locais é feito um trabalho clínico criteriosos, profundo e metódico de tratamentos médicos de desintoxicação a dependentes químicos e de saúde mental, seguido por ações assistenciais de recuperação, visando à reinserção social na normalidade de convivência dessas pessoas.

Estejam certos de que a SMAS continuará acompanhando e orientando o mapeamento de atualização e migração sobre áreas de incidência de consumo de crack em todas as regiões da cidade. Essa é uma guerra que nós não podemos esmorecer em nosso propósito principal de vencer os preconceitos para salvar vidas.

0 comentários: