quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Moradia, urbanização, inserção social

O prefeito Eduardo Paes anunciou investimentos no valor de R$ 86 milhões nos próximos 18 meses nas comunidades do recém-pacificado Complexo de Manguinhos com a construção de conjunto habitacional de 700 moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida, complementada por obras de reurbanização, projeto de área de lazer com instalação de equipamentos esportivos e cercas vivas num trecho de dois quilômetros às margens do Rio Jacaré e do Canal do Cunha. Sob a linha transmissão da Light, que não pode receber edificação, a prefeitura do Rio implantará hortas comunitárias visando produção de alimentos destinados à distribuição na comunidade.

Agilidade e resposta rápida são armas do bem que o Poder Público conta para enfrentar os anos de dominação e de enraizamento do tráfico durante anos na comunidade. Paralelamente também estão acontecendo ações de capitaneadas pela Comlurb de limpeza e recolhimento de 500 toneladas de lixo, de desobstrução e conservação das vias, de recuperação da iluminação públicas, entre muitos outros implementos objetivando melhorias de qualidade urbana.

Mas todo esse esforço de ocupação de pacificação estaria comprometido, caso a secretaria municipal de Assistência Social (SMAS) não se fizesse presente a primeira hora com suas equipes de agentes para executar operações sistemáticas de acolhimento de populações de usuários de crack e outras drogas.

0 comentários: