quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Somos um outro Brasil

Pela primeira vez, o Supremo Tribunal Federal (STF) será presidido por um negro, Joaquim Barbosa, dono de um currículo inequívoco de competência será o 50º presidente da Suprema Corte de Justiça brasileira pelos próximos dois anos.

Com uma história de superações, filho de um pedreiro e de uma dona de casa, o novo presidente do STF chega ao mais alto posto da Corte de Justiça do país, nove anos depois de ter sido indicado pelo ex-presidente Lula.

Essa bela vitória da democracia e do fortalecimento das instituições constitucionais mostra que o Brasil se constroi e se insere no seleto rol de nações onde as distâncias e as lacunas das igualdades multiétnicas da miscigenação são rompidas.

Vida longa ao ministro Joaquim Barbosa! E que seus desafios se concretizem em conquistas num país de mestiços, que avança em busca da consolidação dos valores humanos fundamentais. Estamos certos que ainda falta muito para atingimos os mais elevados patamares das igualdades jurídicas, econômicas, políticas, culturais e de oportunidades para todos.

Na hierarquia da precedência da República, Joaquim Barbosa representa a quinta principal autoridade na sucessão republicana, imediatamente após a presidente da República, o vice-presidente, o presidente da Câmara dos Deputados e o presidente do Senado Federal. E pode, nos impedimentos das autoridades antecessoras, ocupar a Presidência, mesmo que interinamente, tornar-se o Primeiro Presidente negro do Brasil.

Sem dúvida, um passo dado rumo ao caminho de transformação da sociedade. Elegemos a primeira mulher presidente da República, Dilma Rousseff. São eventos como esses que conduzem o Brasil na direção de uma nação, com menos preconceitos, com mais igualdades. Um Brasil novo, com oportunidades para todos. E nós fazemos parte desse momento.

0 comentários: