segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Esquema seguro para as eleições

Os moradores da Zona Oeste e do Complexo da Maré devem ter estranhado a presença do Exército e da Marinha nas respectivas localidades. Mas não há motivo de preocupação. Pelo contrário. As tropas federais começaram a atuar hoje nessas duas regiões por causa da proximidade das eleições.

O esquema foi montado para garantir a segurança de candidatos e eleitores e conta com três mil homens do Exército e da Marinha e 500 agentes e delegados da Polícia Federal, que vão ocupar um total de 28 favelas não pacificadas do Rio.

A ideia inicial é que as tropas e fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) façam uma limpeza combatendo a propaganda irregular. Mas os militares também vão poder prender pessoas por outros crimes se houver flagrante.

Na sexta-feira (5), o TRE vai inaugurar um centro de controle informatizado, no qual poderá monitorar a movimentação das tropas. No domingo, dia das eleições, a preocupação é inibir a boca de urna. Quem tiver fazendo boca de urna será preso.

Além da capital, as tropas das duas forças também vão atuar em sete cidades do interior do Estado: Macaé, Rio das Ostras, Cabo Frio, Itaboraí, São Gonçalo, Magé e Campos dos Goytacazes. Segundo o Ministério da Defesa, as tropas ficarão na cidade até o final da apuração dos votos. É isso aí! A ideia é garantir eleições limpas e tranquilas para todos.

0 comentários: