sexta-feira, 15 de julho de 2011

SMAS retira 36 pessoas da cracolândia do Morro do Cajueiro

CLIQUE NAS IMAGENS para acessar o álbum de fotos da operação.

A SMAS realizou mais uma operação de combate ao crack, na manhã de hoje, dia 15, no Morro do Cajueiro, em parceria com as polícias Civil e Militar. No total, 33 adultos e três crianças e adolescentes foram retirados da cracolândia. Dentre os adultos, foi localizada uma mulher, moradora da Cidade de Deus, cuja mãe me pediu ajuda ainda nesta semana.

A ação desta sexta-feira teve o reforço do ônibus da Assistência Social Itinerante, que começa a dar um suporte no atendimento especializado nas comunidades, para intensificar e qualificar ainda mais o atendimento e o trabalho dos profissionais. A ideia é que o veículo permaneça por cerca de uma semana em cada comunidade onde uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogo, sanitarista e educadores sociais, irá oferecer apoio inicial às pessoas em situação de rua para tentar convencê-las a aceitar o abrigamento ou o atendimento especializado, caso necessário.

A operação de hoje apresentou uma redução de aproximadamente 60% no número de pessoas retiradas da cracolandia, se comparada às ações anteriores. Durante o trabalho, um educador social foi agredido por uma mulher, aparentemente sob efeito de drogas, torceu o joelho e teve que ser encaminhado ao hospital. A SMAS contou com o apoio do 9º BPM e da DPCA e mobilizou mais de 40 profissionais.

5 comentários:

MAU MAU disse...

EU entendo a internação compulsoria mas antes voces deveriam estar preparados para tal fato,muitos desses adictos estão com doenças contagiosas e estão se misturando a outros que não,os caps que são eficientes sofrem com falta de material,profissionais e medicamentos.Hoje os capas ad como O Mané garrincha,que por sinal muito bem administrado pela diretora Mariza ,não possue uma linha de ajuda fora do horário de funcionamento.Retirar por retirar pra mim é so uma limpeza estetica da cidade,invista em mais caps ad e nos que ja existem.
mauricio cezar fonseca ,andarai rj

Unknown disse...

Mau Mau,

a SMAS vem intensificando as ações de abordagem e acolhimento, não somente para retirar as pessoas das ruas, mas para proporcionar melhores condições de vida a essa parcela da população. Todos os usuários de nossos abrigos que realizam tratamento contra a dependência química, seja nas nossas próprias unidades de atendimento especializado ou nos Caps, são acompanhados por nossas equipes de profissionais. Nos abrigos essas pessoas são submetidas a profilaxias para evitar a proliferação de doenças. Quanto à estrutura das nossas unidades, também estamos trabalhando para aumentar o número de vagas e transformá-las em centros de reinserção social, como logo vai acontecer com o abrigo em Paciência. Já em relação à ampliação dos Caps, essa é uma questão que envolve a Secretaria Municipal da Saúde, responsável por sua implementação.

Continue acompanhando nosso blog. Um abraço, Rodrigo Bethlem.

Direito disse...

Parabéns pela moção de louvur que recebeu do vereador Rafa em Porto Real

Direito disse...

Parabéns Rodrigo, pela moção de louvor que recebeu do vereador Rafa em Porto Real.

Direito disse...

Parabéns Rodrigo, pela justa homenagem recebida no último sábado na cidade de Porto Real,interior do Estado. O belo trabalho que vc tem desempenhado mereceu reconhecimento até mesmo no interior do Estado. Ao mesmo tempo fico feliz em saber que em nossa cidade tem um jovem político assim como vc que também se preocupa com as questões das drogas e a questões sociais, parabéns Rodrigo e Rafa, políticos jovens e brilhantes.