segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Confira a íntegra do meu artigo publicado hoje, 21, na coluna "Opinião" do Jornal "O Globo"

"Nova Etapa", de Rodrigo Bethlem

Imediatamente após a pacificação, dois pensamentos tomam conta dos moradores das áreas pacificadas: que o poder do tráfico não volte nunca mais e que a comunidade receba investimentos que permitam uma vida mais digna, com direitos e a cidadania que o resto da cidade tem. Tem sido assim em todas as 18 que já contam com UPP e será da mesma forma na Rocinha. Obras, acesso aos serviços públicos, aos serviços privados legalizados, projetos sociais. Assim deve ser o caminho progressivo do resgate da cidadania e definitiva inclusão social. 

Mais de R$ 300 milhões em investimentos até o fim de 2012 já foram anunciados pelo governo. O Banco do Brasil já afirmou que vai inaugurar um agência na favela. A Caixa Econômica Federal tomou a mesma decisão, e vai inaugurar agências no Vidigal e na Rocinha. Serão possíveis linhas de créditos pessoal e para empreendedores. Mas, para usufruir desses benefícios, a formalização é um requisito essencial e determinante. Não é possível deixar para trás o impacto que o tráfico provocava na economia local sem regularizar as atividades econômicas das favelas. Há mais de um ano, a o projeto Empresa Bacana, da Prefeitura do Rio, cadastra novos microempreendedores e dá orientações sobre a abertura e legalização de empresas. Além de desenvolver a economia local dessas comunidades, proporciona a inserção do empreendedor local em um ambiente de negócios. 


Na Rocinha existe um comércio vibrante. São mais de 6 mil empresas e empreendedores, só que 90% ainda na informalidade. São mais de 600 bares e lanchonetes, mais de 300 mercados e mercearias, salões de beleza, mais de 180 bazares e papelarias, mais de 90 serviços de informática e lan-houses funcionando irregularmente. 


Há décadas, a informalidade tornou-se uma cultura nas comunidades. Agora, é a hora de começar a promover a transição para a cultura da formalidade. É fundamental buscar um nível de organização que possibilite a integração das favelas à cidade e da cidade às favelas. Mas mudar a cultura não funciona por imposição. É importante respeitar algumas etapas e o tempo para que a transição seja incorporada dentro de cada comunidade.
Estar legalizado valoriza o patrimônio, dá acesso ao crédito, possibilitar o crescimento, melhora a vida das pessoas. E, com isso tudo, tira a Rocinha, de vez, da condição de ilha de ilegalidade dentro da área mais valorizada da cidade do Rio e garante a ela um lugar importante no rol dos bairros da Zona Sul carioca. Dar oportunidade de as pessoas se formalizarem é uma verdadeira inclusão social.
RODRIGO BETHLEM é secretário de Assistência Social da Prefeitura do Rio.

4 comentários:

MJB disse...

Parabéns,secretáro Bethlem, pelo seu trabalho,vá em frente,o Rio precisa de pessoas como você.
ass.Maria José Berto
pres. da "Marcha Cibernética pela Decência"

Anônimo disse...

Na Rocinha temos muitas pessoas querendo trabalhar, ter o seu próprio negócio e se legalizar. Com essa iniciativa a Prefeitura dá um passo grande pra trazer dignidade a essas pessoas e estabelecer a formalidade dentro do comércio. Antes, as pessoas tinham um pouco de medo de se estabelecer dentro das comunidade mas, agora, cresce cada vez mais o interesse deles de montar seus negócios na comunidade e terem o seu trabalho e viver com tranquilidade. Parabens secretario Bethlem

Araquem disse...

Parabéns Secretário, a população da Cidade do Rio de Janeiro agradece o maravilhoso trabalho que você vem desenvolvendo a frente da SMAS, e seus eleitores, como eu, não se arrependem de terem votado no 1510.
Ass: Araquem Assis
Morador de Campo Grande - RJ

Araquem disse...

Parabéns Secretário, a Cidade do Rio de Janeiro agradece pelo brilhante trabalho a frente da SMAS, me orgulho de ter votado no senhor. É de pessoas com a sua capacidade que o nosso governo precisa. Continue assim, estamos juntos.
Araquem Assis
Morador de Campo Grande - RJ