quarta-feira, 6 de julho de 2011

Operação da SMAS retira 73 pessoas das ruas da Zona Sul

CLIQUE NAS IMAGENS para acessar o álbum de fotos da operação. Fotos: AF Rodrigues.

Realizamos na manhã de hoje, mais uma operação na Zona Sul, em parceria com as polícias Civil e Militar, para a retirada de moradores de rua. As equipes percorreram os bairros Glória, Catete, Largo do Machado e Flamengo e acolheram 73 pessoas: 14 crianças e adolescentes e 59 adultos, entre eles um homem argentino que vive pelas ruas da cidade há mais de 20 anos, desde 1984.

Desde o dia 31 de março, a SMAS já realizou 17 operações em parceria com as polícias Civil e Militar. No total, 1111 pessoas já foram retiradas das ruas (894 adultos e 217 crianças e adolescentes). Do número total de adultos, cem deles tinham mandados de busca e apreensão e ficaram detidos na polícia. Os outros foram encaminhados para a nossa rede de abrigagem do município onde 120 deles ainda permanecem.

No caso das crianças, 80 delas estão em sistema de abrigamento compulsório: 49 que foram acolhidas a partir da adoção do novo Protocolo de Abordagem Social e 31 que já estavam abrigadas nas unidades de atendimento especializado em dependência química.


Os adultos e menores acolhidos hoje ainda precisam passar por uma identificação junto à polícia, para que seja apurado se existem pendências com a Justiça. As crianças e os adolescentes também serão submetidos a uma avaliação clínica para diagnosticar o grau de dependência química e a necessidade de abrigamento compulsório.

Temos que continuar cumprindo com o nossa responsabilidade de devolver a dignidade à vida dessas pessoas e trabalhar para reinseri-las na sociedade. Por tudo isso, nossas ações continuam recebendo o apoio das polícias e da Justiça e despertam o interesse dos governos de vários estados que nos procuram para que o programa seja implantado em outros lugares do país.

0 comentários: