segunda-feira, 11 de julho de 2011

SMAS retira 57 pessoas das ruas na Zona Sul

A operação foi realizada na amanhã deste domingo, dia 10, com o apoio das polícias Civil e Militar, nos bairros Copacabana, Leme, Ipanema e Leblon. A ação teve como objetivo o combate à exploração de menores para acessar renda, em razão do número de denúncias que a SMAS vem recebendo nos últimos meses. No total, 57 pessoas foram acolhidas: 49 adultos e oito crianças e adolescentes.

As equipes percorreram a orla e o interior dos bairros e localizaram crianças vendendo balas e pedindo esmolas, todas em companhia de suas mães. Os casos foram encaminhados imediatamente ao Conselho Tutelar, pois caracterizam exploração de menores em situação vexatória e de constrangimento. A ação contou com o apoio da DPCA e das delegacias e batalhões responsáveis por cada área: 12ª DP e 19º BPM no Leme e em Copacabana, e 14ª DP e 22º BPM no Leblon e em Ipanema. Entre os adultos também estava um homem, de origem chilena, que foi conduzido à Polícia Federal.

Após o processo de identificação na 12ª DP todos foram levados para um abrigo da rede municipal, em Paciência. Cerca de 50 profissionais foram mobilizados para o trabalho. A SMAS contou com a participação de 25 funcionários, dentre educadores sociais, assistentes sociais, psicólogos e pedagogos.

3 comentários:

Unknown disse...

É agora vai fazer o que com eles?
Pergunto: fazer o que, sem politicas publicas não dá. Tirar da ruaé facil, o Conselho Tutelar vai levar pra onde? Abrigo Municipal não é depósito publico.

Unknown disse...

Nos últimos meses a SMAS vem qualificando a rede de abrigamento do município. Inauguramos a Casa Viva e duplicamos o número de vagas nos Centros de Atendimento Especializado à Dependência Química (CADQs). Hoje contamos com 145 vagas para o abrigamento compulsório de crianças e adolescentes dependentes de drogas psicoativas. Até o final do mês iremos inaugurar a Unidade de Reinserção Social, em Paciência, com 300 vagas e a oferta de cursos de qualificação profissional, atividades esportivas e outros serviços, para que o abrigamento se torne mais aprazível para os adultos. Não é um trabalho fácil, leva tempo, mas é um trabalho que precisa ser feito. Quanto mais êxito tivermos, mais parceiros iremos conseguir.

diario dos lideres comunitarios RJ disse...

Este trabalho Secretario tem seu destaque naquilo que mais devemos ter coragem de salvar vidas tenho uma mãe que me confidencio que seu filho fugiu de casa para se drogar mas apos estas medidas voltou para casa e voltou para escola não quer ficar nas ruas perguntei se ela daria este depoimento a vc ela me respondeu que não pois este foi o acordo que ela fez com o filho que não podia comentar e ele parava de fugir de casa o trabalho estar funcionando leva fé