sexta-feira, 1 de julho de 2011

Novo Protocolo de Abordagem Social reduz em 86% o número de crianças nas ruas do Rio

O novo Protocolo de Abordagem Social, instituído pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), no dia 31 de maio, completa um mês com 80 crianças e adolescentes em sistema de abrigamento compulsório. Desde a adoção do novo procedimento, as operações para a retirada de moradores de rua chegaram a apresentar redução de 86% no número de crianças e adolescentes acolhidos.

Este é o caso das ações realizadas no Jacarezinho que chegou a ter 21 jovens acolhidos, número que reduziu para três durante a última operação (21.06). Nas Zona Sul, o número de crianças e adolescentes acolhidos diminuiu de 19 (09.05) para seis (17.06), o que representou uma redução de 68%, e no Morro do Cajueiro, foi de oito (31.03) para seis (15.06), uma redução de 25%.


Após a adoção do novo protocolo, 49 jovens que foram retirados das ruas em diferentes regiões da cidade continuam em sistema de abrigamento compulsório, junto com outros 31 que já estavam acolhidos nas unidades de atendimento especializado à dependentes químicos da Prefeitura.


É inadmissível um jovem perambular pelas ruas da cidade e nós, autoridades, continuarmos inertes e passivos. As medidas para a criação do novo Protocolo de Abordagem Social foram estudadas e tomadas em comum acordo com as instituições que estão nos apoiando, como o Ministério Público e a Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital. Buscamos um método de cortar o vínculo desse jovem com a droga. É nosso dever ocupar o vácuo da ausência familiar e assumir a responsabilidade de devolver a eles chances reais de serem reintegrado à sociedade.

0 comentários: