quinta-feira, 7 de julho de 2011

Modelo de responsabilidade para o país

A decisão inédita da SMAS de internar compulsoriamente crianças e adolescentes viciados em crack e que estão em situação de rua no Rio vem apresentando resultados muito positivos e despertando a atenção de outros Estados do país.

No primeiro mês de funcionamento do novo Protocolo de Abordagem Social, instituído em 30 de maio, conseguimos reduzir em 86% o número de crianças de rua. Nesse período, fomos procurados por representantes das cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre e Vila Velha, no Espírito Santo, interessados em conhecer de perto o funcionamento no novo sistema e as unidades que realizam o abrigamento. Fomos com eles à Casa Viva e aos abrigos de Guaratiba para mostrar que, mais do que abrigamento, desenvolvemos uma gestão compartilhada com a Secretaria da Saúde, com médico, psicólogo e equipe especializada nesse tipo de atendimento.

Hoje temos 81 crianças abrigadas compulsoriamente. Das 64 crianças acolhidas nas operações da SMAS, desde a adoção do novo sistema, 50 delas foram submetidas ao sistema de abrigamento compulsório. Outras 31 já estavam abrigadas nas unidades da rede especializada para o tratamento de dependência química. As demais crianças que não precisaram desse atendimento especializado foram encaminhadas para outras unidades da rede acolhedora ou tiveram suas famílias localizadas e retornaram para seus lares de origem.

2 comentários:

Unknown disse...

Rodrigo, estou contigo e não abro. Essas pessoas estão enfermas de maneira terminal, não podem esperar trâmites burocráticos. Parabéns por mais essa iniciativa.

Unknown disse...

Obrigado pelo carinho Giovanni e continue acessando o blog para ficar por dentro de todas as novidades.