terça-feira, 26 de junho de 2012

De olho na cracolândia!

Esse trabalho que a Assistência Social vem realizando há mais de um ano, em conjunto com as polícias Civil e Militar, para o acolhimento de usuários de crack, está provocando uma corrente de mudanças na cidade. No Jacarezinho, por exemplo, desperta curiosidade a proibição da venda da droga na comunidade por parte dos traficantes. A polícia acredita que essa seja uma estratégia para desviar o foco e afastar os policiais da favela, já que os usuários da droga migraram da linha do trem para as calçadas da Av. Dom Helder Câmara.

Estratégia ou não, é importante observar, no entanto, que essa 'migração' não é um fato decorrente dessa proibição. Isso já vem acontecendo há meses na região. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) está monitorando esse movimento desde o início do ano, tanto que as operações realizadas pela SMAS foram direcionadas para o entorno da cracolândia. Em janeiro divulgamos uma foto do cenário que os assistentes e educadores sociais encontraram no Jacarezinho comparado à intensa movimentação no local registrada poucos meses antes.

Hoje, 26 de junho, é o Dia Nacional de Combate as Drogas, uma data importante que deve servir para renovarmos nossa soma de esforços. Parece que estamos no caminho certo, pois as boas iniciativas estão se multiplicando pelo país. Muito está sendo feito, porém é preciso ainda mais.

0 comentários: