segunda-feira, 25 de junho de 2012

O saldo positivo da Rio +20!

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, batizada mundialmente por Rio+20, deixa um saldo bastante positivo! Durante o evento, a cidade recebeu 110 mil visitantes, 50% superior ao previsto pelas estimavas oficiais, movimentando recursos da ordem de R$ 274 milhões na economia local, além da boa visibilidade internacional do Rio e sua capacidade em organizar megaeventos com competência e segurança de seus hóspedes, entre eles as comitivas de cerca de 190 chefes de estado e de governo.

A logística montada pelo comando de segurança pública da Rio+20, a cargo das Forças Armadas Brasileiras, mostrou-se ágil, competente e eficiente. Inclusive, capaz de absorver sem maiores incidentes, transtornos provocados por 15 manifestações democráticas de rua, lideradas por organizações da sociedade civil, que aconteceram na cidade, no Centro e na Zona Sul, partindo da Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo. A rede hoteleira comemora a ocupação em 95% de sua capacidade de hospedagem, mesmo sob forte crítica em relação aos altos preços praticados nas tarifas dos principais hoteis da cidade.

O Riocentro, palco das principais decisões, respondeu bastante satisfatório às expectativas dos organizadores. O grande destaque da Conferência sobre Sustentabilidade ficou por conta do Forte Copacabana ao abrigar exposição, visitada por mais de 210 mil pessoas, e o Fórum de debates reunindo os prefeitos das 59 cidades mais importantes do mundo e o setor empresarial onde foram firmados os principais compromissos do evento.

0 comentários: