segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Pioneirismo do Rio desperta atenção no Brasil e exterior

A experiência do Rio com o abrigamento compulsório tem tomado grandes dimensões nas últimas semanas. Já havíamos sido procurados por representantes de municípios de diferentes capitais e, agora, São Paulo também avança na questão e tem o pioneirismo do Rio como referência. De acordo com a matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, na última sexta-feira, dia 29, o modelo recomendado pela procuradoria do município é semelhante ao adotado pelo Rio e tem três fases: recolhimento, triagem e decisão judicial de internação. A base da argumentação jurídica a favor da iniciativa destaca a incapacidade civil dos menores, que não teriam plenamente o direito de escolher se querem ou não ser internados e o modelo proposto permite que o usuário seja levado à avaliação de um psiquiatra mesmo contra a vontade.

A imprensa nacional e internacional também faz questão de abrir espaço para mostrar o nosso trabalho com essas dezenas de crianças acolhidas nas ruas. No último final de semana, o site da revista Veja publicou duas matérias em que a repórter conseguiu descrever perfeitamente a rotina e o sentimento dos meninos e meninas acolhidos na Casa Viva. Já o site da revista americana Forbes divulgou uma uma reportagem com descrições minuciosas, o passo-a-passo, de uma de nossas operações na cracolândia do Jacarezinho. A mesma matéria também ganhou espaço nos sites dos jornais de Seattle, de Atlanta e de Taiwan.

Também foi ao ar, no domingo, dia 31, uma entrevista que concedi ao programa Deles e Delas da Band TV. Confira o programa na íntegra:
Bloco 1
Bloco 2
Bloco 3
Bloco 4

0 comentários: