terça-feira, 22 de novembro de 2011

Brasil em alta, Rio também

Na última semana, a agência de classificação de risco Standard & Poor's elevou a nota do Brasil de “BBB-” para “BBB”, considerando o endividamento de longo prazo do país em moedas estrangeiras. Porém, se considerarmos a dívida nacional em Reais a elevação melhora ainda mais, passando de “BBB+” para “A-”.

Diferentemente dos EUA e de alguns países Europeus, que ultimamente estão recebendo severas críticas quanto aos perigosos níveis de endividamento, o Brasil, e especialmente o Rio, vivencia outro tipo de experiência. Com o fortalecimento dos fundamentos políticos da economia nacional, investimentos em infraestrutura e melhorias nos índices sociais da população, o cenário fluminense e carioca segue apresentando mudanças. Tanto o governador Sérgio Cabral, como o prefeito Eduardo Paes, priorizam um conjunto de ações de intervenções voltadas a tornar o estado e a cidade espaços com qualidade de vida, com segurança, com oportunidades de trabalho crescentes, entre muitos outros atributos positivos de desenvolvimento, convivência e moradia.

A previsão é que nos próximos três anos o Rio receba cerca de US$ 200 bilhões de dólares, é o maior destino de investimentos da América do Sul. O reconhecimento dessas ações são diariamente registrados nos noticiários nacionais e internacionais e o resultado de tudo isso é muito mais turistas querendo conhecer a cidade, e mais e mais empresas buscando investir no estado. Estamos assistindo de camarote a transformação da opinião pública internacional, que passou também a ver o nosso Rio e o Brasil com outro olhar.

0 comentários: