quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Otimismo, a nova face da classe média brasileira

Diferentemente do cenário de descrença de europeus e norte-americanos em um futuro com dias melhores, o brasileiro está otimista e aspira ser dono do seu próprio negócio. Isto é o que revela pesquisa recente do Instituto Data Popular ao confirmar que o astral da nova classe média brasileira, que concentra pessoas das faixas C e D, que a crise econômica não preocupa. Ao contrário, 51% dos indivíduos dessas camadas sociais têm como objetivo empreender seu próprio negocio e 68% dos jovens desse grupo ganham mais que seus pais, elevando a renda média familiar a patamar em torno de R$ 2 mil.

A apuração confirmou também que, entre 2001 e 2011, mulheres e negros foram os principais ganhadores na escala do estrato de ascensão social. Outro dado revelador do estudo mostra que os jovens da faixa entre 18 e 35 anos atingirão o ápice financeiro nos próximos dez anos e 85% do grupo pesquisado acessam regularmente a internet, sendo que seis pessoas em cada dez o fazem via celular. Levantamentos socioeconômicos da Fundação Getúlio Vargas, tomando por base o censo de 2010 realizado pelo IBGE, também confirmam essa tendência.

A Prefeitura do Rio e o Governo do Estado são aliados e parceiros que vêm empreendendo ações efetivas de políticas públicas sociais, com intervenções pontuais em comunidades com situações de alto risco. As equipes de nossa secretaria encontram-se na linha de frente desse trabalho. Realizamos o levantamento e mapeamento das famílias localizadas em áreas de risco, com vista a sua remoção, fazendo cadastramento das famílias abaixo do nível do pobreza absoluta com o objetivo em incluí-las em programas de benefícios e de inserção social. Além disso, há a oferta de cursos de capacitação profissional para acesso ao mercado de trabalho, o trabalho incansável de acolhimento das crianças e adolescentes submetidos ao uso de drogas ilícitas para tratamento de desintoxicação e acompanhamento assistencial em abrigos da municipalidade. Essas são algumas das ações efetivas que oferecemos ao esforço da construção de um pais melhor, com oportunidades e sem desigualdades sociais.

0 comentários: