terça-feira, 15 de novembro de 2011

De frente para a Rocinha

Os moradores da Rocinha não precisam procurar muito para encontrar vários serviços gratuitos,  oferecidos pela Prefeitura. Basta atravessar a passarela e entrar no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, que fica bem em frente à comunidade. Administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a unidade abriga cursos de capacitação profissional, acesso à educação de crianças, jovens e adultos, atendimento odontológico, escola de música, aulas de judô, atendimento às pessoas portadoras de deficiência, apoio à moradia e outras atividades voltadas para a inclusão social de pessoas com baixa renda, em especial para as comunidades da Rocinha, Vidigal e Vila Canoas, além de projetos e programas de várias secretarias e órgãos da Prefeitura do Rio.

Os órgãos municipais presentes no espaço são: secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Trabalho e Emprego, Cultura, Saúde e Defesa Civil, da Pessoa com Deficiência, além da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudaudável e Qualidade de Vida e da Coordenadoria Especial de Promoção da Política de Prevenção a Dependência Química.

A SMAS possui um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no prédio (o CRAS Rinaldo de Lamare). Além disso, desde o início de julho deste ano, a SMAS e a rede Windsor de hotéis formalizaram um acordo de cooperação técnica para a criação do projeto Escola de Hotelaria, com 720 vagas em cursos gratuitos, destinados à população de baixa renda. Os cursos estão em andamento e os interessados podem procurar o CRAS Rinaldo de Lamare. As inscrições para 2012 já estão abertas.

O Centro de Cidadania conta ainda com biblioteca, centro de convenções, auditório e brinquedoteca. Toda a programação de atividades é gratuita. Os interessados em participar dos cursos e projetos do Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare podem se informar no local à Avenida Niemeyer, 776, em São Conrado, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 22 horas e aos sábados, das 9 às 16 horas.

0 comentários: