terça-feira, 22 de maio de 2012

Denúncias aumentam no Disque 100

Indigno, lamentável, odioso, revoltante são alguns dos adjetivos que, num primeiro momento, nos remete a um dos mais deprimentes “crimes contra a dignidade sexual das crianças e adolescentes”. São adjetivos que, mesmo reunidos, não expressam com exatidão o nosso sentimento de condenação esse modelo de crime. Pior de tudo é ele está crescendo, segundo dados do Disque Denúncia ou Disque 100. Somente nos quatro primeiros meses deste ano os registros apontam mais de três mil crimes dessa natureza. O absurdo está em que na grande maioria dos casos, o infrator é um familiar (pai, tio, avô, primo) ou pessoa conhecida que desfruta da intimidade e da confiança relacional.

No último domingo (20), a apresentadora Xuxa Meneghel relatou, durante o programa Fantástico, seu drama e seus traumas sofridos por abusos e violências sexuais até os 13 anos. Entre os agressores encontravam-se um professor, um amigo do pai e um candidato a se casar com a avó materna. A exposição corajosa do drama é um importante alerta aos pais que devem ficar atentos a qualquer mudança brusca de comportamento dos filhos. Pode ser uma reação de fuga, temor ou vergonha ao assédio imposto por um adulto à criança ou adolescente.

Este é um crime que não pode fazer parte das estatísticas do cotidiano da nossa sociedade, precisamos estar vigilantes e combatê-lo com todas as armas disponíveis e esforços legais em defesa de nossas crianças e adolescentes.

0 comentários: