segunda-feira, 30 de julho de 2012

Mais crianças na escola, já!

Os dados assustam. Matéria que saiu hoje no O Globo mostra que o Brasil ainda tem 1 milhão de crianças sem escola. Os números do Censo do IBGE indicam ainda que, embora o problema seja mais grave nas regiões Norte e Nordeste e na região Sudeste há 83% entre 4 e 5 anos estudando, nenhum estado conseguiu incluir todas as crianças de 6 a 14 anos na escola. São 3% do total da faixa etária. O problema é maior entre a população mais pobre e com crianças com algum tipo de deficiência.

Se incluirmos as que estão na faixa de 4 e 5 anos e os jovens de 15 a 17, que passam a fazer parte da faixa etária de escolaridade obrigatória a partir de 2016, esse número aumenta para 8%, ou seja, cerca de 3,8 milhões de crianças e jovens que estão longe da escola. Isso não poderia mais existir no Brasil. Precisamos fazer valer a Constituição de 1988 que diz que as crianças têm que ter garantido o direito à educação.

Os dados mostram também que cerca de 62% das crianças e adolescentes que não estudam já frequentaram um dia a escola mas abandonaram os estudos. Entre as razões mais citadas por especialistas estão a repetência, a gravidez precoce, a necessidade de trabalhar e a falta de interesse. Precisamos reverter isso urgentemente, tornar a escola um espaço prazeroso que faça com que esses jovens ingressem, retornem e permaneçam. E lembrar que a educação é um direito de todos.

0 comentários: